Retrô-Filme: A Bela e a Fera (1946)

20 07 2009



A Bela e a Fera (no original La Belle et la Bête) é um filme francês datado de 1946. Uma das primeiras grandes adaptações do conto de fadas homônimo, foi dirigido por Jean Cocteau e conta a história de Bela, a filha de um comerciante em decadência que tem de dividir a casa com o irmão e duas irmãs que são verdadeiras víboras. Escravizada em seu próprio lar de maneiras cinderelescas e desapegada de bens materiais, Bela pede apenas uma rosa quando seu pai oferece-lhe algum presente de sua próxima viagem.

Perambulando em meio à floresta numa noite de neblina, o pai de Bela vê-se completamente perdido na viagem de volta. Deparando-se com um castelo abandonado, ele colhe ali uma rosa no jardim – só para despertar a ira da Fera, que imediatamente condena-a à morte. Implorando por sua vida, o velho recebe apenas uma alternativa: trocar a própria vida por uma de suas filhas. Voltando para casa num cavalo encantado, o pai de Bela determina-se a voltar ao castelo no dia seguinte, incapaz de fazer qualquer uma de suas garotas sofrer em seu lugar. Bela, porém, culpada por ter pedido pela rosa, foge na calada da noite e vai de encontro à Fera, que pouco a pouco prova-se muito mais do que um simples monstro.

 


Inspirador da animação da Disney, o filme conta com magia por todos os lados: portas abrem-se sozinhas, estátuas acompanham com o olhar os protagonistas e candelabros são na verdade mãos que movem-se para iluminar o caminho. Com uma maquiagem impecável, em especial quanto à Fera – cuja máscara não parece falsa nem por um único momento – a magia do longa é algo como não se vê mais em tempos de computação gráfica. Com um visual inspirado tanto nas ilustrações de Gustav Doré (cenas do castelo da Fera) e de Jan Vermeer (cenas na casa do pai de Bela), é considerado até hoje um dos melhores filmes de fantasia já criados. E eu assino embaixo.

 

E a fera continua sem ter um nome... além de Fera.

E a fera continua sem ter um nome... além de Fera.

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: